quinta-feira, 29 de abril de 2010

Acesse:a rede social acessível!



Gente existe uma comunidade acessível para inclusão e integração social.Essa iniciativa foi do Isntituto Superar e Ale,é muito bacana para todas as pessoas com deficiencia,principalmente para os cegos,umas das facilidades já pode ser encontrada na pagina inicial do Acesse:existe a descrição de um video e o audio totalmente em mp3 a maior facilidade é que a pagina é totalmente compativel com os demais programas de leitura de tela destinado para os deficientes visuais.Facilidade como essa é dificil de encontrar!
E ainda conta com um atrativo inovador, a maioria dos seus usuarios são atletas paraolimpicos,tanto do Brasil como do mundo todo.
Faça parte e conheça mais sobre o universo dos deficientes e atletas paraolímpicos brasileiros.
http://www.acesse.org.br/Home/Index

Aproveitem!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O começo de um sonho!

Gente vou contar um pouco para vocês, um dos grandes sonhos que eu tenho.
Esse mês vai fazer um ano que tentei tirar a minha primeira carteira de motorista, mas isso não foi possível.Em outra postagem conto toda a história que aconteceu comigo.Hoje comemoro o simples fato de começar a planejar as adaptações do meu carro,semanas atrás estive com o Leonardo da Ortorio, daqui de Natal e ele se prontificou a começar minhas adaptações.Aqui em Natal como em vários outros lugares do Brasil é dificílimo uma pessoa com deficiência poder tirar sua carteira,fora isso ter auto escola é outra aventura.Um ano atrás não tinha auto escola e hoje também não tem,a única solução é você mesmo adaptar seu carro e correr atrás para ser com ele mesmo a fazer os testes.Hoje me encontro super feliz em saber que esse sonho não é impossível,mas sim possível.Quando encontramos pessoas que lutam pela mesma causa que nós pessoas com deficiência.Torçam para que dessa vez seja possível.


Abraço!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Nacional do Atleta Paraolímpico

Câmara aprovou nova data
A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), aprovou nesta semana o projeto de lei 5076/09, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que institui o 'Dia Nacional do Atleta Paraolímpico' em 22 de setembro de cada ano. Aprovado em caráter conclusivo por unanimidade, a proposta agora segue para análise do Senado.
Inicialmente a data comemorativa seria o dia 22 de novembro. Porém uma emenda na Comissão de Educação e Cultura (CEC) modificou para 22 de setembro, data da criação do Comitê Paraolímpico Internacional, criado em 1989.(Comitê Paraolímpico Brasileiro)

Em homenagem a essa iniciativa,publico o poema "LUMINÁRIAS" feito por Aldo Miccolis.Aldo foi presidente de honra do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Luminárias

Luminárias sois neste mundo
E sob a vossa luz repousa a paz
vosso exemplo é tão fecundo
esquecido não será jamais

Erguei,Erguei os vossos troféus
e recebei os aplausos dos céus
e de nós que somos iguais a vós

Sem visão olhastes o firmamento
sem ouvir dançastes uma canção
sem andar correstes igual ao vento
e brilhastes em articulação

Como atleta mostrastes o cidadão
como espírito que Deus existe
e como ser humano à lição
que com ideal ninguém e triste

Erguei,Erguei os vossos troféus
e recebei os aplausos dos céus
e de nós que somos iguais a vós

Arremessastes o disco da esperaça
acertastes o alvo da igualdade
levantastes o peso da bonança
e de tabela acertastes a verdade

Marcastes um gol no preconceito
bloqueastes a cortada da discriminação
e nadastes com forte peito á peito
consagrando a vossa vocação

Erguei,Erguei os vossos troféus
e recebei os aplausos dos céus
e de nós que somos iguais a vós

Aldo Miccolis

Parabéns ao movimento paraolímpico!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A tão comentada ”Sexualidade”!

Por todos os blogs e sites voltados para assuntos envolvendo pessoas com deficiencia,vejo sempre um post:”Sexualidade dos cadeirantes”,Sexualidade dos deficientes” e por ai vai.Mais uma semana que esse se torna o assunto da vez,no Fantastico do dia 18,de abril de 2010, ultimo domingo,foi mais uma vez divulgada informações sobre a sexualidade.

Acredito eu, que o ponto de partida para esse divisor de águas,foi simplesmente tornar esse tipo de assunto mais popular.Atravez da novela que isso foi possivel,Viver a Vida do autor Manoel Carlos,exbida pela Rede Globo, vem esclarecendo varias duvidas.Viver a Vida tem entrato em todas as camadas sociais e por isso é tão popular,o drama da personagem Luciana da triiz Alinne Moraes,tem se tornado o grande outdoor brasileiro de inclusão das pessoas com deficiencia.A informação é a melhor forma de se esclarecer duvidas e preconceitos.
Share

sábado, 17 de abril de 2010

Reatech 2010 (Novidades)

Fotos: Roseane Aguirra/G1

Gente está acontecendo a IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech).Muitas novidades na área da tecnologia estão sendo apresentadas na feira uma delas é o teclado para quem tem movimento em apenas uma das mãos, ele é produzido por uma empresa alemã e esta sendo exibido pela Pró Vista.

Sei bem como é ter que digitar no teclado convencional,a distancia é enorme,mas no meu caso ajudaria e muito o HeaMouse.. O software HeadMouse, desenvolvido pela empresa Indra em parceria com a Universidade de Lleida, na Espanha, reconhece o rosto do usuário por meio de uma webcam. A partir disso, usa os movimentos da face, olhos e boca para controlar o cursor do mouse na tela. Um piscar de olhos, por exemplo, corresponde a um clique no botão esquerdo do mouse. Como uma extensão do programa, o Teclado Virtual é um aplicativo que aparece na tela do computador e permite escrever textos por meio das teclas virtuais. O sistema oferece dicionários que incorporam as palavras mais usadas.
A evolução está clara, a cada ano a Reatech inova com sua exibições e com elas as novidades que facilitam a vida das pessoas com deficiência. Só nos resta torcer para que as tecnologias fiquem populares e acessíveis aos padrões socioeconômico do Brasil.

Ainda dá tempo de conferir, o evento ocorre até este domingo (18), em São Paulo (SP), das 10h às 19h.

Bom fim de semana para todos!
Share

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Câmara aprova critérios de aposentadoria de deficientes

Gente olha essa reportagem que saiu no Estadão dia 14 de abril de 2010!

O plenário da Câmara aprovou hoje projeto de lei complementar que estabelece critérios especiais para a concessão de aposentadoria à pessoa com deficiência filiada ao Regime Geral da Previdência Social. A proposta reduz o tempo de contribuição em até dez anos de acordo com o grau de deficiência, leve, moderada ou grave, e em cinco anos para todos os segurados com deficiência que se aposentarem por idade.
A proposta considera segurado com deficiência a pessoa que apresentar restrição física, mental, auditiva,intelectual ou sensorial, visual ou múltipla, de natureza permanente, que restrinja sua capacidade funcional para exercer diariamente o trabalho. O grau de deficiência será definido por um regulamento e atestado por perícia do Instituto do Seguro Social (INSS) a cada 15 anos. Em caso de agravamento da doença, o segurado poderá solicitar a realização de perícia em menor tempo.

O projeto foi aprovado com 324 votos a favor e uma única abstenção, do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG). O projeto, de autoria do ex-deputado Leonardo Mattos, segue para votação no Senado.

Por:DENISE MADUEÑO - Agência Estado
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,camara-aprova-criterios-de-aposentadoria-de-deficientes,538392,0.htm

Agora é trabalhar e se especializar!
Share

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Goiânia receberá mais de 700 atletas(Circuito Loterias Caixa)

Pela primeira vez Goiânia sediará uma etapa do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A capital de Goiás receberá, a partir do dia nove de abril, a Etapa Centro-Leste. Serão 722 atletas em ação no Campus II da PUC Goiás e no SESI Clube Ferreira Pacheco.
O objetivo deles será alcançar o índice mínimo estabelecido para se classificarem para as etapas nacionais do circuito.
Goiânia é a segunda etapa com o novo sistema de classificação do Circuito Loterias Caixa: a partir deste ano, as etapas regionais terão como foco a revelação de novos talentos. Por isso, os atletas que têm índice equivalente a em média 80% do recorde mundial, já estão classificados para as três etapas nacionais.

“Com esse novo formato o CPB pode dar o atendimento específico que cada grupo necessita”, justifica Andrew Parsons, presidente do CPB.

Parsons destaca que agora, as fases regionais serão momentos de observação e detecção de talentos, enquanto as nacionais serão dedicadas à elite das modalidades. “O caminho do atleta no esporte paraolímpico fica cada vez mais claro”, ressalta o presidente do CPB.

Provas de atletismo
PUC/GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Campus II – Av. Engler S/N. Jardim Mariliza
Provas de natação e halterofilismo
SESI Clube Ferreira Pacheco
Av. Joao Leite, nº 915, Setor Santa Genoveva
Fonte:www.cpb.org.br

Vamos torcer por mais medalhas!


quarta-feira, 7 de abril de 2010

“Ser cadeirante está na moda”

Fotos: http://especial.viveravida.globo.com/sonhos-de-luciana

A ficção está mais uma vez influenciando a realidade. O folhetim das nove horas da Rede Globo, Viver a Vida do escritor Manoel Carlos,lança moda no Brasil mais uma vez.O drama da personagem “Luciana” de Alinne Moraes vem mexendo com o intimo de boa parte da população brasileira,mas isso sempre acontece quando se trata das novelas de Manoel Carlos.
Em Viver a Vida, a moda da hora em minha opinião é ser “cadeirante”. A Luciana lança moda quando se trata de etiqueta. A moça sabe muito bem como se comportar sobre rodas, roupas leves e confortáveis,acessórios,cadeira super fashion,sapatos confortáveis e fáceis de usar,sem falar nos coques de cabelo que estão super na moda e ainda é adequado para uma tetraplégica,falo isso por experiência própria.Não perdeu sua feminilidade nem mesmo estando sobre rodas,afinal isso não é motivo para perder.
Costumo chamar: ”rodas mágicas” as da foto. É impressionante como hoje depois da novela as pessoas nas ruas, shopping,faculdade enfim, todos os lugares estão antenados e logo comentam:essas são as rodas da Luciana,é parecida com a cadeira dela,onde posso comprar igual.O mais engraçado é quando lhe param e começam a perguntar sobre sua deficiência,qual tipo é, se é a mesma da Luciana, se você estuda, trabalha,coisas comuns a todos.A novela está cumprindo um papel inimaginável ,a informação é a melhor forma de progresso e já é notório esse progresso nas rodas sociais.
Bom... vou ficando por aqui,em breve novos posts.
Beijinhos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Retrospectiva(3º Capitulo,segunda parte)



Nessa foto acima estou medalhando na prova dos 50 metros costas com o tempo de 51”51.Com a medalha de prata ficou a francesa e bronze a russa.Esse campeonato foi mais difícil do que o ultimo, que estive na Argentina.As grandes potencias mundiais da natação paraolímpica se encontravam novamente em Mar Del Plata pela segunda vez em dois anos,os atletas estavam mais preparados,foram para abrir vagas para as próximas paraolimpíadas em Atenas/2004.Depois de três pratas eu estava com esperança de ganhar o ouro,mas tava difícil de vir,foi somente quando nadei os 50 costas que veio o ouro e o mais importante:o melhor tempo dos 50 costas do ranking mundial,isso sim foi uma surpresa e tanto.Foi nessa hora que senti que tinha cumprido o meu papel de atleta,representei meu pais e ainda estava feliz com os resultados.Só quem se dedica,ama,luta e da valor a suas vitorias que sabe o que é sentir esse gostinho.

Que todos possam sentir essa vibração!

Beijinhos.

Retrospectiva(3º Capitulo)


Mundial de 2002 em Mar Del Plata/Argentina .

Somente no meu primeiro Jogos Mundiais foi que percebi o tamanho da importância que era representar um país, ainda mais sendo o Brasil. Lembro bem como era a sensação de acordar bem cedo para nadar as eliminatórias,como estava frio e com cheiro de mar,ficamos muito próximos da praia e isso me ajudou de certa forma,por que sempre morei em cidades próximas da praia,isso fez uma grande diferença.A expectativa existia tanto nos atletas como em toda a delegação.Aquele frio na barriga, sem saber se nos classificaríamos para as finais na parte da tarde .Era muito difícil os nadadores brasileiros não se classificarem,experiência não falta aos nadadores,eu estava ali querendo cada dia mais ter essa tal experiência e enfrentar as grandes atletas.Eu sempre escutava que não era para ficar nervosa que eu tinha tempo de sobra para treinar e ganhar medalhas,mas nunca adiantava escutar tantos conselhos,só eu e minha querida família sabíamos o quanto os treinos diários foram exaustos para chegar até ali,nós sabíamos quantas vezes eu chorei depois dos treinos com dores por tanto treinar,quantas horas passei embaixo do sol de 35º de Natal/RN,quando lembro disso vejo que hoje muitas coisas mudaram,mas o sol de Natal continua o mesmo rsrs.

Continua...

sábado, 3 de abril de 2010

Retrospectiva(2º Capitulo)



Essa foto é mais uma raridade, foi tirada em meu primeiro campeonato internacional, em dezembro de 2001, no mesmo ano da minha primeira competição.No auge dos meus 14 anos mal imaginava eu o que viria pela frente depois da convocação para participar do pré mundial.Quando soube que iria para a Argentina confesso que fiquei surpresa e com medo ao mesmo tempo.Nunca tinha viajado para tão longe.Até parece que isso seria o meu maior desafio,quando chego em Mar Del Plata fico sabendo que estavam as melhores atletas da minha categoria.Pensava até então que os maiores desafios teriam sido:viajar de avião,a distancia e o frio que estava de rachar.Depois de competir e ganhar 5 medalhas de ouro vi que tudo que eu passei tinha valido a pena.

Em breve 3º Capitulo
Asas para todos!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Retrospectiva(1º Capitulo)

“Primeiro capitulo dos 10 anos de natação paraolímpica” Essa ai em cima, acredite se quiser, sou eu mesma.Essa é a única foto que existe da primeira competição que participei na minha vida.Dez anos atrás eu até andava rsrs,não vou falar o que todo mundo fala:”Lembro como se fosse hoje”,não lembro mesmo,já passei por tantas coisas e viagens que quase fica em branco em minha memória.Uma coisa que lembro e que até hoje acho engraçado e ao mesmo tempo é verdadeiro.Uma colega de equipe me falou,depois de um desabafo falando que não ia mais competir por que era muito difícil e doloroso ganhar cada medalha,isso eu pensei logo depois da primeira prova.Ela falou que “a natação vicia” e que eu ia acabar não parando mais.Nessa competição ganhei 7 medalhas de ouro e 1 de prata,eu 14anos.Aqui estou eu dez anos depois. Em breve 2º Capitulo Sonhos para todos!