sábado, 17 de abril de 2010

Reatech 2010 (Novidades)

Fotos: Roseane Aguirra/G1

Gente está acontecendo a IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech).Muitas novidades na área da tecnologia estão sendo apresentadas na feira uma delas é o teclado para quem tem movimento em apenas uma das mãos, ele é produzido por uma empresa alemã e esta sendo exibido pela Pró Vista.

Sei bem como é ter que digitar no teclado convencional,a distancia é enorme,mas no meu caso ajudaria e muito o HeaMouse.. O software HeadMouse, desenvolvido pela empresa Indra em parceria com a Universidade de Lleida, na Espanha, reconhece o rosto do usuário por meio de uma webcam. A partir disso, usa os movimentos da face, olhos e boca para controlar o cursor do mouse na tela. Um piscar de olhos, por exemplo, corresponde a um clique no botão esquerdo do mouse. Como uma extensão do programa, o Teclado Virtual é um aplicativo que aparece na tela do computador e permite escrever textos por meio das teclas virtuais. O sistema oferece dicionários que incorporam as palavras mais usadas.
A evolução está clara, a cada ano a Reatech inova com sua exibições e com elas as novidades que facilitam a vida das pessoas com deficiência. Só nos resta torcer para que as tecnologias fiquem populares e acessíveis aos padrões socioeconômico do Brasil.

Ainda dá tempo de conferir, o evento ocorre até este domingo (18), em São Paulo (SP), das 10h às 19h.

Bom fim de semana para todos!
Share

2 comentários:

  1. Eu fui na Reatec ontem, não deu para ver todas as coisas, mas esse de reconhecer o rosto eu vi, é muito bacana, queria ver o mouse que tem para deficientes físicos também, mas não deu tempo.Realmente o pessoal está inventando muita coisa legal na área de tecnologia. Quem puder ir na REATEC ano que vém, vale apena para ver as nvidades tanto técnológicas como em acessibilidade para nós deficientes.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a feira é muito bacana mesmo.Tive o prazer de visitar em 2004 e achei muito legal.Hoje as tecnologias estão mais avançadas, e por isso criando oportunidades maiores para as pessoas com deficiência.

    ResponderExcluir