quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ATLETA PARAOLIMPICO NO CINEMA

Antônio Tenório no cinema

Filme "B1" estréia nesta sexta

Depois de conquistar quatro medalhas paraolímpicas, o judoca Antônio Tenório agora é o personagem principal do filme B1, dirigido por Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura. O documentário de longa-metragem estreia nesta sexta-feira, 03, no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

O filme mostra toda a trajetória de um campeão. Perseverança, sacrifício e disciplina somam-se na jornada de Tenório, judoca profissional classificado como B1 – cego total. Isolamento e solidão são alguns dos desafios enfrentados por este brasileiro em um projeto inédito, a conquista de uma quarta medalha de ouro em Paraolimpíadas.

Filmado no Brasil, França e China, o documentário “B1 – Tenório em Pequim” mergulha na sensibilidade de um personagem explosivo e tocante, e narra por um ponto de vista que nada tem de deficiente a preparação para este grande combate, numa emocionante viagem cinematográfica.

“Mais do que ressaltar minha imagem, esse filme é importante para deixar uma herança para o Esporte Paraolímpico”, explica Tenório.

“As pessoas verão quão dura é a vida de um atleta de alto rendimento, com treinos diários pesados”, justifica.

Na próxima semana, dia 10, será a vez do público de Belo Horizonte e Brasília ver o filme. Na sexta-feira, 17, B1 estreia em Recife, Salvador e Fortaleza.

SINOPSE
Antonio Tenório é um B1: totalmente cego, carrega na manga do quimono o círculo vermelho que o simboliza. O documentário acompanha este judoca profissional, um dos poucos no mundo a competir tanto em campeonatos paraolímpicos quanto regulares, enquanto ele se prepara para disputar uma quarta medalha de ouro, em Pequim. Filmado no Brasil, França e China, “B1” narra uma jornada internacional pelo ponto de vista de um judoca cego, revelando o homem por trás do atleta de alto-rendimento e investigando cinematograficamente sua sensibilidade.

Antônio Tenório da Silva
Data de nascimento: 24/10/1970
Deficiência: cego total (descolamento de retina)
Classe: B1
Categoria: até 100 kg
Estado: São Paulo

Fonte:http://www.cpb.org.br

PARA LER A MATERIA COMPLETA, CLIQUE NO LINK ABAIXO

Vale apena conferir!

2 comentários:

  1. Adorei seu blog, ja te admirava como atleta, agora te admiro como pessoa, parabens por ser como vc é.

    ResponderExcluir
  2. Olá,muito obrigada pelas palavras...
    Estarei sempre tentando ser da melhor forma possível.
    Abraço,

    ResponderExcluir