sábado, 24 de julho de 2010

“Cadeirante mutante”


Como seria um “cadeirante mutante”?

Esse assunto deve ser no mínimo estranho, mais é bem comum encontrar pessoas assim.Vou tentar explicar esse meu ponto de vista maluco.Lembro que sempre encontro pessoas me observando e logo perguntam: mas você mexe as pernas, como pode?Você não usa cadeira de rodas? Nunca tinha visto alguém assim!E por ai vão as perguntas e lacunas na cabeça das pessoas. Eu sempre tenho que explicar minha deficiência e tudo que me torna uma cadeirante “mutante”,uso esse termo por que tenho um pouco de “andante” também.

Quando vemos ou ouvimos a palavra “mutante”,nos vem a cabeça aquele super herói que luta,corre mais que o vento etc.Quando falo em “mutante” estou me referindo a mistura de andante e cadeirante rsrs em um individuo só.Mexo e sinto,mais não ando, essa é a melhor explicação que encontro.

A vida de um “mutante” é de veras engraçada. Tenho um amigo que usa muletas,cadeira e ainda anda sem as muletas,ele diz que é um deficiente versátil,mas ainda insisto no termo “mutante”.Uma história que representa bem essa parte engraçada, ocorreu com esse meu amigo.Como andamos sempre em competições,ele usa cadeira de rodas para se locomover melhor,mas quando estamos em algumas situações ele simplesmente levanta e sai andando e quem esta em volta nada entende.Estávamos em uma fila e quem entende de fila só com deficientes,sabe que não tem a tal preferência rsrs,ele simplesmente levanta da cadeira e sai andando para se servir,todos os garçons ficam de queixo caído e depois caem na gargalhada,como todos os outros atletas em volta, parece piada.Como havia mencionado no inicio no post,existe mais “mutantes” entre nós que do que podemos imaginar rsrs.No meu caso,já não levando e nem sequer ando,já fiz muito isso,mas agora sou de veras cadeirante rsrs,coisa que me alegra muito,antes era levantar e cair,hoje nem arrisco rsrs.

Bom, não quero contar todas as histórias de “mutantes”,até por que falei muito sobre essa palavrinha.

E para esse final de semana uma citação: "Vocação é diferente de talento.
Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir." Clarice Lispector

Ótimo final de semana!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

“Álbum de Figurinhas dos Jogos paraolímpicos”

Montagem


Quando se lê o título acima, logo se imagina que seja uma coisa bem difícil.Mas é a pura verdade.Segue trecho da matéria do site www.cpb.org.br .

Álbum de Figurinhas em Londres





Panini anuncia cards para 2012

Nem só de futebol vivem os colecionadores de figurinhas. Os amantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos já podem comemorar. As edições de Londres 2012 terão uma novidade. A Panini tornou-se licenciada e pela primeira vez fará o lançamento das figurinhas na história dos Jogos.

A empresa italiana irá criar uma coleção de adesivos com lendas olímpicas e paraolímpicas além de revelações do esporte. As figurinhas estarão à venda na primavera de 2012. As mascotes Wenlock e Mandeville também estarão no álbum.

Além das figurinhas, a Panini também planeja lançar um jogo de cartas com imagens de atletas olímpicos e paraolímpicos famosos.
Fontes: InsideTheGames

Só nos resta esperar até a primavera de 2012 como prometido, para ver quem dos grades nomes do esporte brasileiro estarão estampando as paginas do álbum.

Em breve mais noticias!

“Nada é pesado para quem tem asas”

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CONVOCAÇÃO MAIS ESPERADA DO ANO

 A informação pode parecer atrasada,mas está bem fresca na memória dos atletas e pessoa envolvidas com o paradesporto brasileiro.
O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) anunciou no dia , 06, a lista dos 24 atletas que representarão o Brasil no Mundial de Natação, que será realizado de 15 a 21 de agosto em Eindhovem, na Holanda. O destaque é a mescla entre nomes consagrados da natação paraolímpica e jovens revelações brasileiras.

“Teremos nossos principais atletas, Andre Brasil e Daniel Dias, mas também outros atletas que vêm se destacando, como o Phelipe Andrews, Verônica Almeida e Edênia Garcia. Mas o mais importante é que a seleção está se renovando, com jovens talentos como o Matheus Rheine, o Talisson Glock e o Roberto Alcade”, destaca Edilson Alves Tubiba, diretor técnico do CPB.

O objetivo é claro: manter o Brasil entre as cinco principais forças do mundo na natação, condição alcançada no último Mundial.

Segue o link dos atletas convocados para o mundial

Fonte:www.cpb.org.br

Como sou suspeita para falar dos nomes citados,fico feliz pelo constante crescimento da natação paraolímpica brasileira.Com certeza essa renovação é bem vinda.Os maiores objetivos são:estar entre as grandes potencias mundiais da natação e abrir o maior número de vagas para Londres 2012.

Ficando por aqui,desejo a todos uma ótima semana e boas braçadas.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aventuras pela Acrópoles

Meus queridos leitores sei que estou em falta com vocês.

Mas estava em concentração total, junto com a seleção paraolímpica de natação, nas duas últimas semanas.Por isso do meu sumiço.Não pensem que deixei de continuar escrevendo novos posts, para o nosso blog.
Nessas duas semanas muitas coisas aconteceram e muitas emoções também, uma delas com certeza foi voltar a Atenas depois de 2004, (minha primeira paraolimpíada) em um contexto totalmente diferente de 2004, onde eu era a mais nova da delegação brasileira nos jogos.Desta vez eu era a mais “antiga” da delegação.Nada como seis anos depois, para tudo mudar, não sei se isso é bom ou ruim rsrs!


Fora todas as conquistas nas paraolimpíadas de 2004, uma situação que marcou muito na época:em 2004 ficou eu e mais um grupo de atletas cadeirantes a espera de um bendito elevador que dava acesso até a Acrópoles e demais templos dos Deuses da mitologia Grega,mas essa visita ficaria cada dia mais longe,o elevador quebra bem no meio do caminho e para surpresa de todos: não voltaria a funcionar a tempo de todos subirem.Este fato foi o suficiente para não tentarmos mais a tal escalada, até o templo dos Deuses.Da minha parte isso foi muito frustrante,além de nunca ter visto tal monumento,jamais imaginaria uma adaptação tão bem feita e mais do que inclusiva,em minha vida de cadeirante.

Como relatei no inicio do post:nada como seis anos depois,e isso sim foi muito bom.Não sendo os mesmos atletas em tal visita, arriscamos novamente.Fomos visitar a Acrópoles, desta vez com total sucesso.Não só subimos como também visitamos boa parte dos monumentos e templos,claro que não podemos deixar de ressaltar a enorme ajuda do coordenador Gustavo Maciel e ao Murilo,sem a sua ajuda seria impossível chegar até a Acrópoles.Fala em especial nos dois por que foram eles quem ficaram responsáveis pelas únicas cadeirantes da delegação:Verônica e eu.

Já me prolonguei demais e ainda tem muito mais coisas para contar a todos.Em novos posts mais noticias dos bastidores.

Espero que gostem!

Ótimo final de semana!